15 de dezembro de 2011

Perfil psicográfico do social commerce


Hoje trouxe um infográfico que analisa o perfil psicográfico dos usuários de social
commerce.
Psicólogos definiram 6 traços universais para delimitar padrões de comportamento
dentro do comércio nas redes sociais a partir da premissa de que para se ter sucesso
nesse modelo de vendas, é preciso explicar bem os produtos disponíveis, o fluxo de
processo de compra e claro, por que não, o layout.

Através das pesquisas foram encontrados alguns insights:

81% dos usuários pedem conselhos a amigos e familiares antes de efetuarem
compras online;

• 77% buscam informações a respeito da qualidade e dos possíveis problemas que
poderão ter se adquirirem o produto;

• 77% dos usuários valorizam as promoções que possuem poucas unidades/
disponibilidade, ainda, dentro desse universo, as ofertas dentro do Facebook são
bastante valorizadas;

• 50% das pessoas compram determinado produto por seguirem ou serem amigos
de outras pessoas que já adquiriram aquele produto, ou seja, quanto mais
próxima de seu universo é a referência, mais o usuário tem tendência a comprar.

• Marcas tradicionais levam vantagem;

• Reciprocidade: o poder de devolver gentilezas ainda impera no social
commerce;

• Feedback: quando se é dada uma resposta aqueles que oferecem o produto, as
empresas podem aprimorar seus serviços.


Em resumo, estes insights podem te ajudar se você está pensando em criar uma loja
dentro do Facebook ou de outra rede do seu interesse!

Boa sorte!

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