High Dynamic Range ou HDR.
O olho humano tem um Alcance Dinâmico incrível: quando estamos olhando uma paisagem conseguimos ver os detalhes do céu, das nuvens, dos prédios, do mar, da grama… enfim: todos os detalhes. Já nossa câmera não!
O Alcance Dinâmico depende do formato de gravação do arquivo (os arquivos RAW tem vantagem aí) e também depende do próprio Sensor da sua Câmera. Mas mesmo fotografando em RAW ou com uma câmera fantástica às vezes é “preciso” usar a técnica HDR para captar todos os detalhes pois mesmo considerando um alcance dinâmico nativo bem alto é possível que a cena tenha muitas intensidades e luz diferentes.
É usando essa teoria que criamos as tais das fotografias HDR: juntamos fotos com um alcance dinâmico pequeno, usando diversas exposições, para criar imagens com um alcance dinâmico gigantesco e mais parecido com o que vemos com nossos olhos.
O objetivo da HDR é conseguir captar o máximo de detalhes em luzes e sombra quanto for possível.
Assim chegamos a um resultado de uma imagem com muita, mas muita, informação de luminosidade. E isso nos dá controle. E isso nos faz poder criar fotos maravilhosas!
Explicação do pessoal do http://www.dicasdefotografia.com.br
Neste post eu listei algumas das melhores fotos HDR tomadas por alguns o melhor fotógrafo recentemente. Vá em frente e divirta-se!
1) O céu acima de Vancouver, no Canadá.
2) E mais um dia chega ao fim, Pittsburgh, EUA.
3) PNC Park, North Shore, EUA.
5) Golden Gate HDR, sanfrancisco.